15 de janeiro de 2010

ConCultura e FEM realizam assembleias setoriais

Encontros serão virtuais com o propósito de possibilitar a participação democrática de representantes dos segmentos culturais nos 22 municípios
O Conselho Estadual de Cultura (ConCultura) e a Fundação de Cultura Elias Mansour realizam de 25 a 30 deste mês as Assembleias Setoriais Estaduais com o objetivo de retirar propostas nacionais referentes aos cinco eixos temáticos da Conferência Nacional de Cultura e eleger os representantes da sociedade civil que representarão o Acre nas Pré-Conferências Setoriais de Cultura.

As Assembleias Setoriais estão em consonância com a regulamentação dos Fóruns Estaduais Setoriais de Cultura (informações no Blog: http://conculturadoacre.blogspot.com) e são preparatórias as Pré- Conferências Nacionais Setoriais de Cultura que têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo, relacionadas às áreas técnico-artísticas e de patrimônio cultural com assento no Conselho Nacional de Políticas Culturais. Os segmentos que participarão dos encontros estão de acordo com os assentos do ConCultura: Artes Cênicas - Circo e Teatro; Artes Cênicas- Dança; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Afro-Brasileira; Cultura Indígena; Culturas Populares; Livro, Leitura e Literatura; Música e Patrimônio Cultural (Material e Imaterial).
O encontros serão virtuais (via chat), uma novidade dentro do processo da construção de politicas públicas para a cultura, com o propósito de possibilitar a participação democrática de representantes dos segmentos culturais nos 22 municípios. Ao todo serão dez assembléias.

Segundo Carolina Di Deus, Chefe do Departamento de Apoio às Artes (FEM), será disponibilizado nos Telecentros de cada município um facilitador para auxiliar os participantes durante cada assembléia. Outra novidade é que foi criado um blog para cada segmento. Carol destaca que o espaço servirá para comentar as propostas de caráter nacional tiradas das Conferências Municipais e Estadual ou Fóruns Setoriais.

"Além disso, as pessoas poderão também enviar novas propostas para que sejam analisadas e debatidas pelos representantes do segmento até a data de cada assembleia. Após sistematização das contribuições tiradas deste espaço, as propostas serão votadas por eixo temático pelos participantes durante os encontros. O principal objetivo é discutir diretrizes em âmbito nacional, já que as demandas estaduais serão trabalhadas em Fóruns Setoriais Estaduais", finaliza.

Os interessados tem até o 21 de janeiro para realizar as inscrições através do blog http://blogs.cultura.gov.br/cnc/ . Aqueles que desejarem manifestar candidatura à delegado setorial , além de fazer a inscrição, devem encaminhar portifólio para o email setoriais.ac@gmail ou a Fundação Elias Mansour e telecentros. O envio de propostas e sugestões em âmbito nacional, poderão ser feitas até o dia 22 deste mês, através de blog do segmento, sendo uma proposta em cada eixo temático. Durante as assembléias, serão eleitos 3 delegados titulares e 3 suplentes que representarão o Estado nas Pré- Conferências Setorias a realizar-se até o dia 28 de fevereiro

Nenhum comentário: