24 de agosto de 2010

A CamerAcre Uirapuru, um grupo de música de câmara composto por oito integrantes do curso de música da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou






A CamerAcre Uirapuru, um grupo de música de câmara composto por oito integrantes do curso de música da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou o espetáculo "Lendas Amazônicas de outros Cantos" , na última sexta feira (20 de Agosto), no Galpão da Cultura em Tarauacá.

O público composto por personalidades, músicos, ativistas culturais locais, professores e estudantes da rede pública, com destaque para os estudantes do Projovem, compareceu em massa.

Segundo a direção do grupo, a principal proposta do espetáculo é promover a interiorização da cultura artística no estado do Acre. Aceito e apoiado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (Cultura em Movimento), o projeto realiza uma série de apresentações didático-artísticas nas cidades de Capixaba, Porto Acre, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Música de Câmara nada mais é do que o trabalho feito por um pequeno grupo de músicos. Receberam esse nome porque antigamente se acomodavam nas câmaras de praças e palácios.

No caso do grupo CâmerAcre Uirapuru, existe um atrativo a mais que são os instrumentos menos comuns como o violoncelo e o oboé. Todos os concertos serão abertos a sociedade em geral e a entrada é franca.

Para Marcelo Brum, diretor artístico da CamerAcre, o espetáculo revela a identidade dos povos da Amazônia com suas lendas, que são contadas em formato de música.

Marcelo Brum também revela que o espetáculo tem músicas bastante conhecidas de todos, mas com arranjos novos e bastante complexos. "É um espetáculo de bastante profundidade", revela o diretor artístico do grupo e também professor do curso de música da Ufac.

O espetáculo de música de câmara "Lendas Amazônicas de Outros Cantos" tem o apoio do Governo do Estado do Acre, através do Edital Cultura e Movimento da Fundação Elias Mansour, além do apoio da Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar.

Alem do espetáculo musical, também ocorrem oficinas interativas com o público presente ao concerto, a primeira apresentação acontece em Feijó nesta quinta-feira.

CAMERACRE UIRAPURU

Reza uma lenda indígena que a floresta silencia por completo quando canta o uirapuru. Dizem que é uma melodia pura e delicada, ofertada pelo deus Tupã, e que lembra uma flauta.

Depois dessa explicação não é difícil compreender porque o nome CamerAcre Uirapuru foi o escolhido por esse grupo de músicos que vivem num território da região amazônica, mais precisamente num lugar pouco conhecido e que até levanta dúvidas a respeito de sua existência: o Acre.

A formação não é nada tradicional: apresentam-se com flauta, clarinete, viola, violoncelo, violão/guitarra, piano, vozes e percussão. A primeira apresentação foi na cidade de Puerto Maldonado, no Peru, durante a inauguração do auditório da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios, em junho de 2009.

Seria apenas uma experiência "didático-artística", já que é uma camerata vinculada à Ufac. Mas o que começou como desdobramento de um trabalho acadêmico tomou proporções maiores: o grupo assumiu uma série de atividades na cidade de Rio Branco, e no Peru a receptividade do público e da crítica foi tão calorosa que garantiu a participação da CamerAcre na programação do MAP VIII (congresso bianual que reúne saberes e instituições da Bolívia, Brasil e Peru).

Antes da turnê pelo interior do Estado, eles participaram de festivais importantes em cidades do sul e ainda em Montevidéu, no Uruguai.

Nenhum comentário: