11 de fevereiro de 2011

SOS Teatro José Potiguara: mais antigo do estado do Acre.o maior Patrimônio Cultural e Histórico de Tarauacá está em ruínas.






Quem visitar hoje o Teatro José Potiguara, maior patrimônio Histórico do Município de Tarauacá, vai sentir muita tristeza e revolta. Vai encontrar o mesmo em ruínas e que não mais oferece condições para realização de espetáculos.

O Teatro José Potiguara, que é administrado pela Prefeitura de Tarauacá, foi restaurado ainda no Governo Jasone Silva, através de uma emenda do Ex-Deputado Nilson Mourão. Ganhou pintura de acordo com as cores originais, recebeu poltronas novas, modernos equipamentos de sonorização e iluminação e foi entregue à população do município.

O atual Prefeito Vando Torquato, que já está na metade do seu segundo mandato consecutivo, não quis ou não entendeu que o Teatro é um símbolo histórico da cidade. Mandou pintar com as cores de sua administração (azulão cemitério) e entregou o mesmo aos seus aliados e cabos eleitorais, sem o menor preparo para elaborar uma política cultural e de gestão administrativa do patrimônio. Uma característica bem comum do atual governo municipal.

O resultado é um prédio em ruínas, com poltronas quebradas, piso aprodecido, sonorização liquidada e uma iluminação funcionando precariamente.

O Governo Municipal, que nunca promoveu um espetáculo digno da história no teatro, utiliza o mesmo como auditório da prefeitura para reuniões. A Secretaria Municipal de Cultura só existe no papel.

O Movimento Cultural de Tarauacá luta pelo tombamento do teatro ao patrimônio do estado e que a sua gestão seja compartilhada entre poder público e sociedade civil organizada.

O Governo do Estado, que é aliado do prefeito bem que poderia salvar nosso patrimônio das mãos desses incompetentes e descompromissados culturais.

As imagens abaixo retratam essa realidade.

Nenhum comentário: