13 de agosto de 2009

I CONFERÊNCIA DE CULTURA EM TARAUACÁ: Sociedade Civil e Poderes Públicos discutem os rumos da nossa cultura



Aconteceu neste final de semana, sábado e domingo (01 e 02 de agosto), a I Conferência Municipal de Cultura em Tarauacá. Sociedade civil e poderes públicos reunidos para discutir os rumos da cultura no município.
Pelo Governo do Estado, se fez presente Daniel Zeem, que é Presidente da Fundação Elias Mansour acompanhado de sua equipe de trabalho.
Pelo Governo Municipal, participaram o Secretário Municipal de Cultura Paulo Onofre e a Vice Prefeita Marilete Vitorino.
Pelo Poder Legislatiivo, o Vereador Comunista Manoel Monteiro.
Pela Sociedade Civil Organizada várias entidades como Sinteac, Associações de Moradores, Pastorais e os diveros artistas e segmentos culturais do município.
A solenidade de abertura aconteceu sábado à noite no Teatro José Potiguara e contou com a prsença das autoridades, delegados e vários artistas e, ainda, a realização de várias apresentações culturais, exposição de artistas plásticos, artesanato, música, roda de capoeira e outras.
No domingo, os debates foram realizados na Escola João Ribeiro e a plenária final no Teatro José Potiguara com a votação das propostas, escolhas dos delegados e apresentação do Grupo Dragões de Rua (Hip Hop).
O temário da Conferência teve como base cinco eixos temáticos que foram amplamente debatidos em grupos de trabalho divididos entre os participantes.

OS TEMAS FORAM OS SEGUINTES:

I - Produção simbólica e diversidade cultural;
II - Cultura, cidade e cidadania;
III - Cultura e desnvolvimento sustentável;
IV - Cultura e economia criativa;
V - Gestão e institucionalidade da cultura.

A I Conferência Municipal de Cultura de Tarauacá é um marco na história do movimento cultural e na história do município.

Nenhum comentário: