23 de novembro de 2010

Programação do IV FESTIVAL Aberto de Teatro Tarauacá/Envira




Programação

Dia 25 de Novembro de 2010
01- Grupo de Teatro de Feijó
Espetáculo: A vida de Boneco
Texto/Autor: Adas Gomes de Deus
Diretor: Adas Gomes de Deus
Horas 19:00 Horas
SINOPSE DA PEÇA: A vida de Bonecos conta a breve historia de uma homem que por um motivo Desconhecido acabou encarnado um boneco.
.
02 Grupo de Teatro AE.(czs)
Espetáculo: Chorar ou Sorrir
Texto/Autor: Raimundo Matos
Diretor: Edinho Menezes
Horas 20:00 horas
SINOPSE DA PEÇA:
Grupo de Teatro de Cruzeiro do Sul

DIA 26 de Novembro de 2010

03 Grupo de teatro AE (czs)
Espetáculo: O mistério da caixa verde
Texto/Autor: Suely Rodrigues
Diretor: Edinho Menezes
Horas 16:00 Horas
SINOPSE DA PEÇA : num circo de lona furada moram dois palhaço muito engraçados.
04 CIA Essência D’ Arte(tk)
Espetáculo: O Roubo da Panela de Pressão
Texto/Autor: Renata Oliveira
Diretor: Renata Oliveira
Horas 19:00 Horas

05. Girassol ( Tk)
Espetáculo:Eu não Existo sem você
Texto/Autor: Francisco Rodrigues
Diretor: Francisco Rodrigues
Horas 20:00 Horas
SINOPSE DA PEÇA: eu não existo sem você e um texto romântico.

Dia 27 de novembro de 2010

06 Grupo de teatro Néctar (Especial )
Espetáculo: Já Passam das Oito
Texto/Autor: Fabiano Barros
Diretor: Marnilsa Martins
Horas 20:00 Horas
SINOPSE DA PEÇA: Duas tias que faz loucuras pelos seu sobrinho valdinho.

07. CIA Baião de Dois
Espetáculo: Água da Alma
Diretor: Renata Oliveira
Horas : 21;horas
SINOPSE DA PEÇA:

Dias 28 de novembro de 2010

08 Cruzeiro do Sul
Espetáculo: Água do Juruá
Texto/Autor: Meditação ao Tietê
Diretor: Rútila Lima
Horas19:30:00 horas
Sinopse da peça: Poesia contemporânea de Mario de Andrade .



09 Cia Êxodos de Artes
Espetáculo: Fuleragem.com
Texto/Autor: Victor Onofre
Diretor: Victor Onofre
Horas 20:30 horas
SINOPSE DA PEÇA:

Dia 29 de novembro de 2010

10Pequenos Brilhantes
Espetáculo: “Brincadeira de chupetinha
Texto/Autor: grupo
Diretor:
Horas 16:30 horas

11 Cia Cia Alternativo
Espetáculo: Por traz das Luzes
Texto/Autor: Elma Castelo Branco
Diretor: Félix Cavalcante
Horas 19:30 horas

12 Cia Cia Alternativo
Espetáculo: O gado
Texto/Autor:
Diretor: Félix Cavalcante
Horas 20:30 horas

IV FESTIVAL Aberto de Teatro Tarauacá/Envira


Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira Dias 25 a 29 de Novembro de 2010

Tarauacá, Feijó e Jordão congregam hoje em torno de 08 grupos de teatro, podendo ser considerados os municípios do estado com um processo de organização em torno teatral mais bem preparados. Isso tudo se deu, graças a implantação gratificante do I, II e III FATTE (Festival aberto de teatro Tarauacá/Envira), aprovado pela lei de incentivo a cultura, que ajudou bastante crescimento dessa atividade cultural na regional e do processo de organização e formação teatral desenvolvido pela Federação de Teatro do Acre – FETAC em parceria com os Grupos da Região desde 2004.
A partir disso, notou-se como foi proveitosa essa idéia e então começou de forma crescente e acelerada mais formações grupais, atentos e ansiosos para uma nova chance de boas apresentações organizada por essa comissão e coordenação.
Com tudo isso, se definiu o festival aberto de teatro Tarauacá /Envira para unir a produção dos grupos existentes, das Curso de Artes Cênicas em uma numa única ação que possibilita estabelecer um parâmetro entre as produções teatrais nestes municípios.
Para isso, o projeto novamente se firma, dando assim continuidade dos trabalhos e realizando de forma transversal o IV FATTE, que ocorrera nos dias 25 a 29 de Novemro de 2010, período em que todos os grupos praticante se possibilitam á participar, ficando assim mais fácil á articulação junto as instituição educacional dos municípios envolvidos. Portanto e claro a necessidade de ampliarmos a perspectivas de assistência de espetáculos teatrais por parte dos grupos da região e da comunidade em geral no sentido d mecanismos tecnológicos modernos para o garantia da sustentabilidade da ação cultural dos municípios do Vale do Tarauacá e Envira, bem como dos municípios próximos, que compõem o vale do Juruá.
Por fim, entende-se que a realização do FATTE em todas as suas versões tem contribuído com essa dinamização, produção e formação do fazer teatral local do presente projeto articulado com a Federação de Teatro do Acre FETAC na busca da capacitação dos fazedores, tendo este com total parceria da referida Entidade em seu processo estruturante e conceitual da avença proposta.
O grupo de teatro Néctar em seus 10 anos de fundação juntamente com coordenado e fundado Félix Cavalcante da Silva vem defendendo a cultura de Tarauacá, Principalmente o fazer teatro.
Neste 10 anos estamos já trabalhamos mais 100 peças de teatro entre autoria do próprio grupo ou de autoria de outros escrito. No ano de 2007 criamos o Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira.-FATTE, Com grande satisfação que hoje estamos anunciado a 4ª edição deste festival que recebemos vários grupo de todos os município da regional e do vale do Juruá.

22 de novembro de 2010

VISÕES: O "fino" da Canção Tarauacaense no Primeiro CD de Rogério Craveiro


A partir desta segunda feira serão anunciados os pontos de vendas do Primeiro CD do artista tarauacaense Rogério Craveiro. Intitulado "Visões", o álbum traz, além das composições do próprio artista, alguns clássicos que ao longo da história do município de Tarauacá, se destacaram no Festival da Canção Tarauacaense - Fecanta .

Rio das Tronqueiras, Visões, Uma Canção de Amor e a Inédita Povo do Norte são as canções de autoria de Rogério. Guerrilha do Ozônio e Minha Confissão foram compostas há mais de 20 anos por Moisés Diniz e Lando Sampaio. Artistas como Augusto Pires e Pazinha também tiveram canções (Tempo e Filhos do Sol), interpretadas por Rogério.

Rogério afirma que valeu a pena toda essa dedicação que envolveu desde pesquisas, conversas com artistas do passado, elaboração e busca de apoio para a execução desse projeto. É um trabalho que não visa lucro e sim resgatar e registrar a nossa arte musical.

O Projeto do CD foi financiado pela Lei de Incentivo do Governo do Acre, patrocinado por Supermercado Araújo e Malharia MM, com apoio da Associação de Moradores do Bairro Bento Marques - Cohab e Rádio Comunitária Nova Era FM.

O CD foi Produzido por Emerson Gaspar da Rosa, gravado no RB estúdio em Rio Branco e Masterizado por Cassio Centurion no MaterDX Estúdio em São Paulo e contou com a participação de Arão Prado (Minha Confissão), Lando Sampaio (Guerrilha do Ozônio) e Ivana Pacífico (Mãe Senhora e Rainha) e, ainda, os músicos Jorgines Gondin (bateria), André Dantas (piano), Sandoval Dias (sax), Rogério (baixo) e Emerson (violões e guitarras).

A arte da capa do CD também é de autoria do artista plástico Evaristo Correia inspirado na Lápide de Amim Kontar. A contracapa e de autoria do estudante Fred Castro vencedor de um concurso de pintura na escola de ensino médio.

O Show de lançamento do CD em várias cidades do Acre deve acontecer no início de 2011.

15 de novembro de 2010

TERRA CAÍDA

TERRA CAÍDA
16 de maio de 2007
José Potyguara
Ed. Globo





Terra Caída retoma um dos episódios mais vibrantes da história do Brasil: a saga dos seringueiros que vivenciaram, nos confins da Acre, uma aventura ambientada no inferno verde da floresta amazônica. Com várias tramas paralelas, nas quais a disputa por riquezas e mulheres leva a traições e assassinatos, o romance de José Potyguara reconstitui o ambiente e a época do ciclo da borracha – que deu cores épicas à luta pela sobrevivência do homem em meio às forças destrutivas da natureza e da exploração social.

Trata-se de uma obra maravilhosa que serviu de base para Glória Perez lançar a mini-série Amazônia na Rede Globo. Preciso dizer mais? Vale a pena ler Terra Caída de José Potyguara.

PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO 2010

Inscrições no período de 25 de outubro à 10 de dezembro de 2010.
(Atualizado em 28 de outubro de 2010.)
______________________________________
Esse edital a premiará 197 (cento e noventa e sete) iniciativas de Circo, Dança e Teatro, por meio da destinação de recursos que viabilizem atividades das três áreas citadas, em âmbito nacional. O prêmio contemplará três categorias, a saber:
Categoria A – Produção Artística – Estímulo a iniciativas de produção artística nas áreas de circo dança e teatro, que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.
Categoria B – Programação de Espaços Cênicos – Estimular instituições que administram espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaço públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas, no intuito de estimular e reconhecer atividades focadas na programação artística.
Categoria C – Substituição de Lona Circense e/ou Acessórios – Estímulo a ações culturais circenses que, embora sem condições estruturais ideais, estejam mantendo suas atividades. O prêmio é destinado a circos de lona, itinerantes ou fixos, escolas de circo ou projetos que utilizem linguagem circense como instrumento pedagógico para transformação social e construção da cidadania.
Confira a aqui o edital retificado.

EDITAL PROCULTURA DE APOIO À BANDA DE MÚSICA

nscrições no período de 25 de outubro à 10 de dezembro de 2010.
Esse edital tem como objetivo premiar conjuntos musicais denominados “Banda de Música”, “Banda Sinfônica”, “Banda de Concerto”, “Banda Musical”, “Banda Filarmônica” ou “Sociedade Musical”, em âmbito nacional, com a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, visando a sua sustentabilidade, propiciando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão.
Confira aqui o edital.

9 de novembro de 2010

Atores do Brasil

Biografia de Maria Pompeu
Atriz se divide entre palco e bastidores, com passagens na TV e no cinema

Maria Pompeu


Maria Pompeu é, provavelmente, uma das poucas pessoas do mundo que têm um currículo profissional “dia a dia”, ou seja, que contempla cada data de estreia teatral e início de filmagens de um longa ou uma novela. Com este mesmo cuidado ela organiza seu acervo, com fotos, cartazes e roteiros das obras e espetáculos dos quais participou ao longo das últimas cinco décadas. Precavida, ela já tratou de deixar registrado oficialmente que este material será destinado à Funarte.
E são muitas as Marias que sobressaem do material guardado em sua casa em Copacabana. E das muitas imagens já disponíveis na Funarte, no arquivo Foto Carlos, de espetáculos que tiveram participação dela. O teatro, sua maior paixão, foi descoberto quase por acaso na infância, em aulas de Paschoal Carlos Magno no Teatro Duse. Na adolescência, teve que encarar a resistência da mãe para continuar atuando. Trabalhou em um banco para pagar o curso na Federação Brasileira de Teatro, onde teve aulas com Dulcina e Henriette Mourineau.
Em 1955, Maria estreou profissionalmente nos palcos emDiálogo das Carmelitas. E não parou mais. Em 1958, integrou o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e, no ano seguinte, conquistou um contrato de um ano com a TV Tupi. “Cheguei a participar de sete programas semanais de todo tipo, de infantis a novelas”, conta Maria.
E foi nos bastidores da TV Tupi que surgiu a oportunidade que acabou dando um rumo inesperado a sua carreira. Foi convidada para integrar o elenco de Doze Biquínis, espetáculo que reunia beldades no palco da boate Night and Day. “Fiquei na dúvida, porque minha formação era de teatro grego, não cantava nem dançava e usava maiô inteiro para ir à praia. Mas tinha acabado de comprar um apartamento e precisava pagar as prestações”, conta. Daí seguiram os convites: trabalhou com Carlos Machado em Elas Atacam pelo Telefone, na boate Fred’s, e acabou fisgada por Stanislaw Ponte Preta para ser uma das Certinhas do Lalau. “Tenho muita dificuldade de explicar para a juventude de hoje o que era ser uma Certinha”, conta Maria. “Eram atrizes profissionais com corpo bonito. Participaram da seleção Tereza Rachel, Odete Lara…. O Sergio Porto escolhia várias ao longo do ano e no final as dez mais bonitas eram eleitas. Tenho a honra de ter sido uma das selecionadas em 1963.”
Naquele ano também houve o filme Boca de Ouro, de Nelson Pereira dos Santos, no qual ela e outras duas atrizes mostram os seios em uma cena. “Não me arrependo disso. Mas também acho que fiz bastante coisa depois para ser lembrada só por isso…”
E fez mesmo. Nos anos 70 e 80, participou uma série de filmes (como Mulher Sensual, Rainha do Rádio) e novelas (Pecado Capital, O Espigão, entre outros). Também nessa época começou a produzir peças (como Receita de Vinicius e A Casa de Bernarda Alba, esta última seu maior trabalho nas bastidores) e a desenvolver projetos para levar encenações a colégios.
Maria Pompeu chegou a assumir a presidência do Sindicato de Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro em 1981 e a batalhar pela consolidação da regulamentação do ofício do ator. Dividindo-se entre trabalhos nos palcos e nos bastidores, a atriz completou 55 anos de carreira em 2010.
fonte Funarte

aro John se prepara para gravar seu primeiro álbum

Neste final de semana os músicos da Caro John começam os trabalhos de gravação do Primeiro Cd da banda, graças aos recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Acre e patrocínio da empresa D'Longui de Tarauacá.
A banda formada por Rogério Craveiro (guitarra e voz), Welhington Shula (baixo) e Giovanni Acioly (bateria e voz), vem de um turnê de 3 shows realizados no segundo semestre de 2010, nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Taraaucá, divulgando as composições farão parte do primeiro Cd.

Técnico Risley do RB Estúdio

A gravação do Cd acontecerá no RB Estúdio de propriedade do Técnico de Som Risley que vem a Tarauacá trazendo os equipamentos de gravação.
Risley é técnico de som há 10 anos, mas antes disso tocava teclado nos bailes acreanos na década de 90. Pelo RB Estúdio, já passaram e gravaram suas canções grandes nomes da música acreana. Sua música acreana preferida é “Enquanto uns Dormem”, da banda Los Porongas.
Postado por acciolygomes

8 de novembro de 2010

Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira Dias 25 a 29 de Novembro de 2010

Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira Dias 25 a 29 de Novembro de 2010


Tarauacá, Feijó e Jordão congregam hoje em torno de 08 grupos de teatro, podendo ser considerados os municípios do estado com um processo de organização em torno teatral mais bem preparados. Isso tudo se deu, graças a implantação gratificante do I, II e III FATTE (Festival aberto de teatro Tarauacá/Envira), aprovado pela lei de incentivo a cultura, que ajudou bastante crescimento dessa atividade cultural na regional e do processo de organização e formação teatral desenvolvido pela Federação de Teatro do Acre – FETAC em parceria com os Grupos da Região desde 2004.
A partir disso, notou-se como foi proveitosa essa idéia e então começou de forma crescente e acelerada mais formações grupais, atentos e ansiosos para uma nova chance de boas apresentações organizada por essa comissão e coordenação.
Com tudo isso, se definiu o festival aberto de teatro Tarauacá /Envira para unir a produção dos grupos existentes, das Curso de Artes Cênicas em uma numa única ação que possibilita estabelecer um parâmetro entre as produções teatrais nestes municípios.


Para isso, o projeto novamente se firma, dando assim continuidade dos trabalhos e realizando de forma transversal o IV FATTE, que ocorrera nos dias 25 a 29 de Novemro de 2010, período em que todos os grupos praticante se possibilitam á participar, ficando assim mais fácil á articulação junto as instituição educacional dos municípios envolvidos. Portanto e claro a necessidade de ampliarmos a perspectivas de assistência de espetáculos teatrais por parte dos grupos da região e da comunidade em geral no sentido d mecanismos tecnológicos modernos para o garantia da sustentabilidade da ação cultural dos municípios do Vale do Tarauacá e Envira, bem como dos municípios próximos, que compõem o vale do Juruá.
Por fim, entende-se que a realização do FATTE em todas as suas versões tem contribuído com essa dinamização, produção e formação do fazer teatral local do presente projeto articulado com a Federação de Teatro do Acre FETAC na busca da capacitação dos fazedores, tendo este com total parceria da referida Entidade em seu processo estruturante e conceitual da avença proposta.
O grupo de teatro Néctar em seus 10 anos de fundação juntamente com coordenado e fundado Félix Cavalcante da Silva vem defendendo a cultura de Tarauacá, Principalmente o fazer teatro.
Neste 10 anos estamos já trabalhamos mais 100 peças de teatro entre autoria do próprio grupo ou de autoria de outros escrito. No ano de 2007 criamos o Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira.-FATTE, Com grande satisfação que hoje estamos anunciado a 4ª edição deste festival que recebemos vários grupo de todos os município da regional e do vale do Juruá.