22 de outubro de 2010

Acústico em Som Maior: Ultimo show de Giovanni acontece hoje


erá realizado hoje, 22.10, às 20 horas, no Teatro José Potiguara, a última etapa do Projeto Acústico em Som Maior. É a terceira apresentação de Giovanni Acioly através do Show "coisas do coração".
Giovanni pede que as pessoas que forem ao teatro hoje possam levar um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade de nossa cidade.
O grande público que foi ao teatro nas duas edições anteriores do show elogiou muito a apresentação do artista.
O projeto Acústico em Som Maior lançado pela Fundação Elias Mansour do Governo do Acre, financia apresentações de artistas locais para fortalecer a cultura do município.

Postado por Accioly

A luta contra os astros é a luta pela memória de Tarauacá


Diz Oscar Wilde no prefácio de seu livro O retrato de Dorian Gray que não existem livros morais nem livros imorais. Um livro ou é bem ou mal escrito. É tudo. A luta contra os astros de José Higino de Sousa Filho é um dos mais belos e bem escritos livros sobre a história social de Tarauacá. Publicado em 1994, o livro descreve a vida cultural da sociedade tarauacaense por volta do ano de 1948, referindo-se à mudança de costumes nas primeiras décadas do século XX, quando Tarauacá estava vivendo sua belle époque, proporcionado principalmente pelo extrativismo da borracha quando na cidade morava uma elite que realizava grandes bailes e espetáculos teatrais com regularidade, conforme ressalta Margarete Edul Prado em seu livro Motivos de mulher na Amazônia.



A luta contra os astros usando as palavras instigantes de José Chalub Leite no prefácio da obra, é o resgate da memória acreana [e] vem à tona depois do mergulho nas profundas e pardacentas águas do passado que escondia os tesouros de uma sociedade interiorana à margem da vida, subjugada ao ciclo dos rios Tarauacá e Muru, oprimida pela floresta e sujeita aos humores dos homens capazes e impor aos semelhantes um destino de fatalismo congênito e uma pasmaceira telúrica. José Higino nesse livro rompe fronteiras, quebra barreiras e inaugura um novo paradigma para a compreensão da história de um povo, não só o tarauacaense, mas o do acreano como um todo.



Sua narrativa toma uma dimensão especial porque não se trata apenas de uma obra de ficção, é antes de tudo fragmentos de sua própria história, são episódios por ele conhecido, outros relatados e muitos até mesmo vividos, o que confere uma boa dose de realidade ao seu trabalho. Nele emergem fatos importantes do passado tarauacaense, como os espetáculos teatrais, a campanha política para a instalação do PTB em Tarauacá, os dramas daqueles que dependiam do avião para escapar à morte, as perseguições aos que não rezavam pela cartilha do situacionismo. No entanto, a obra não se trata de um compêndio de história, o enredo desenrola-se perfeitamente também em forma de romance, protagonizados por Alfredo e Silvinha. Alfredo é um moço, de início, rebelde capaz de perdulariamente jogar idéias e sonhos dos pais na inapetência dos estudos, sujeitando-se ao ramerrão de serrador de troncos, ordenhador de vacas e fadado ao trabalho braçal, e que devota um grande amor por Silvinha, uma bela moça de Tarauacá.



O livro já nasceu clássico para as letras acreanas, continua e continuará a ser uma das páginas mais belas da história literária acreano-tarauacaense a se eternizar ao lado dos já imortais Leandro Tocantins e J. G. de Araújo Jorge. Mas cabe ressaltar juntamente com o autor que lamentavelmente, pessoas com melhores condições nunca se interessaram pelo assunto e, que todo esse manancial corria o risco de se perder, sem que as gerações futuras dele tomassem conhecimento.



José Higino de Sousa Filho, a exemplo do pai, deixa uma inestimável contribuição para a atual e futura geração de tarauacaenses, de um passado gigante e esperança de um futuro promissor. Temos muito que lamentar, pois ainda não foi dado o devido valor àqueles que têm trabalhado pela conservação de nossa memória e identidade. Esperamos o mais breve possível uma reedição dessa importante obra para que não seja mais uma obra rara, mas que todos possam desfrutar desse patrimônio da cultura acreana. Mas isso depende de boa vontade política, o que é difícil de se encontrar atualmente. Fica nossa eterna gratidão a José Higino de Sousa Filho que hoje vive e mora em Rio Branco-Ac, autor também de O trabalho vence tudo e SENAI- 10 anos contribuindo para o desenvolvimento do Acre.



Dessa forma, A luta contra os astros, transforma-se na luta daqueles que amam este chão e trabalham incansavelmente para que a memória de nossa gente não se transforme em cinzas e nosso passado não seja apenas um borrão indecifrável.

Imagens: Blog do Palazzo E Isaac Melo

19 de outubro de 2010

FICHA DE INSCRIÇÃO do IV FATTE

FICHA DE INSCRIÇÃO


Grupo /Cia
Espetáculo.
Texto/Autor
diretor

Elenco
Nome artístico Personagem que Faz

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
Figurino
Iluminação
Cenografia
Maquiagem


SINOPSE DA PEÇA
( Descreva o tema e como se desenvolve a historia dramaturgia da peça)













Não esquecer de anexar material Gráfico, fotografias matérias vídeos do espetáculo

CONCEPÇÃO DE MONTAGEM
( Descreva como foi concebido a encenação da peça e justificativa como se deu processo de montagem )





TERMO DE RESPONSABILIDADE COM MENORES DE IDADE

Declaro para os devidos fins que os jovens abaixo relacionados são menores de idade e estão sobre minha inteira responsabilidade na participação do espetáculo. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-___________________________________________________________________Pelo grupo ou cia. de teatro._______________________________e possuo AUTORIZAÇÃO expressa dos pais ou responsável.
Relacionar os jovens menores de 18 anos.
____________________________________________
Assinatura do responsável que possui autorização




TERMO DE RESPONSABILIDADE

Declaro para os devidos fins que estão cientes do regulamento do festival aberto de teatro Tarauacá /Envira - FATTE e concordamos no que determina seu artigo e me comprometo a cumprir com as determinação do mesmo,onde o grupo ao qual represento se fará presente no evento apresentando e participado da programação em sua integra
Nome completo.
RG. _________________ CNPJ: ___________________
telefone.
Endereço completo.
Bairro.
Cidade.
E-mail.
Tarauacá acre /10/ 2010
___________________________________
Diretor do grupo ou responsável

Regulamento do IV Festival de Teatro

REGULAMENTO

Promoção
Artigo 1º - O Festival Aberto de Teatro Tarauacá – FATTE – Edição 2010 será realizada em Tarauacá - AC, no período de 25 A 29 de novembro de 2010
Organização e coordenação
Artigo 2º - A Organização e a Coordenação do Festival Aberto de Teatro Tarauacá Envira – FATTE - Edição 2010, estará a cargo do Grupo de teatro Néctar e Federação de Teatro do Acre – FETAC.
Objetivos
Artigo 3º - Com o objetivo de valorizar as Artes Cênicas e promover maior integração do movimento teatral no município de Tarauacá promove o Festival Aberto de Teatro Tarauacá Envira – FATTE - Edição 2010


Atividades
Artigo 4º - O FATTE – Edição 2010 compreenderá as seguintes atividades:
- Abertura Oficial – 25 de novembro de 2010.
- Apresentações dos espetáculos – de 25 a 29 de novembro de 2010.
- Oficinas de Teatro – de 26 a 28 de novembro de 2010.

Do Caráter
Artigo 5º - O Festival Aberto de Teatro Tarauacá Envira - Edição 2010 não terá caráter competitivo e contará com as seguintes modalidades:
I - Infantil;
II – Adulto
III – Teatro de Rua;
IV – Artes Circenses;
V – Performances, esquetes e intervenções teatrais.

Parágrafo 1º - O IV FATTE poderá em sua programação incluir, além dos espetáculos de Grupos, trabalhos da comunidade escola.

Apresentações
Artigo 6º - Todos os espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal, Galpão da Cultura e nos Logradouros Públicos (Ruas, Praças etc.), sendo que os espetáculos infanto juvenis serão apresentados no período vespertino e os adultos no período noturno.

Inscrições
Artigo 7º - Poderão inscrever-se grupos, companhias e/ou escolas do município, “Amadores ou profissionais”.
Artigo 8º - As inscrições deverão ser efetuadas 06 de Outubro de 2010 a 06 de Novembro de 2010
Parágrafo 1º - No ato da inscrição, o interessado deverá encaminhar a ficha de inscrição, devidamente preenchida à associação de artista plástico, AAPA, no prédio da biblioteca estadual na Rua Floriano Peixoto, - centro, CEP: 69970-000 – Tarauacá - Acre.

Artigo 9º - O FATTE poderá convidar Espetáculos com o devido reconhecimento de qualidade técnica e estética teatral para fazer parte da programação como convidado especial, com direito a ajuda de custo, condicionados a operacionalidade técnica e financeira do festival.

Artigo 10 - A ordem e horário das apresentações serão definidas até o dia 05 de novembro de 2010.
Artigo 11- Os Grupos que Efetuaram sua inscrição no FATTE Edição 2010 que por Algum motivo não possa esta participando do Festival devera comunica a coordenação. Ate o dia 15 de novembro.
Parágrafo- Único – os grupo que não informarem a desistência serão Punido.
Esta punição será decidido pela a Comissão Organizadora do IV FATTE.

Participação
Artigo 11 – Os grupos, e/ou companhias terão sob sua responsabilidade: a montagem dos cenários, figurinos, iluminação, transporte e locomoção de atores e técnicos até a cidade sede do FATTE.
Artigo 12 - Estará à disposição dos grupos ou companhias participantes do Festival Aberto de Teatro Tarauacá Envira – FATTE - Edição 2010, o Teatro ou locais que se apresentarão, uma mesa de luze e uma mesa de som, além de apoio, cenotécnico e técnico de som.
Artigo 13 – Os participantes do festival vindos dos municípios vizinhos terão a hospedagem e a alimentação garantidas pelo período de sua participação, com exceção de 03 participantes por grupo, que farão parte das oficinas(26 27,28) devido a restrição orçamentária.
Despesas e Receitas
Artigo 14 - Caberá ao FATTE a confecção de todo o material gráfico para a realização do Festival Aberto de Teatro Tarauacá-Envira.


Artigo 15 – Será garantido aos grupos participantes, a quantia de R$ 200,00 (Duzentos Reais ) a título de ajuda de Custo.


Disposições Transitórias
Artigo 16 – Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora do IV FATTE.


Tarauacá – Acre 06 de Outubro de 2010



Felix Cavalcante da Silva
Coordenador do FATTE

15 de outubro de 2010

O grupo de capoeira SENZALA em Tarauacá é coordenado pelos professores Nilson, Múmia e Fonseca. Estão realizando esse ano o 6° batizado e troca de cor

O grupo de capoeira SENZALA em Tarauacá é coordenado pelos professores Nilson, Múmia e Fonseca. Estão realizando esse ano o 6° batizado e troca de corda, que é um evento que acontece anualmente para que os alunos troque de graduação ou recebam a primeira graduação. O objetivo da capoeira é desenvolver um trabalho social de educação popular, agregando mais adeptos ao esporte, tirando crianças e adolescentes da ociosidade, incentivando-os ao estudo, promovendo a inclusão social, proporcionando condições de lazer e trazendo benefícios físicos e mentais para todos os praticantes desta arte marcial. Que hoje é reconhecida como patrimônio nacional.
As aulas de capoeira acontecem nos dias:
Segunda, quarta e sexta: no SINTEAC as 19:00hs – Profº Fonseca
Terça e quinta: no Galpão da Cultura na COHAB as 19:00hs – Profº Nilson
Segunda, quarta e sexta: no PETI 16:00hs – Profº Múmiao


programação do 6º batizado

• Boas Vindas/Agradecimentos;
1. Governo do Estado do Acre- Setul
2. Comercial Vander
3. Nova Era FM

• Apresentação dos professores convidados;
• Roda de aquecimento (angola, são bento grande);
• Batizado
 ponteira amarela;
1. JOAO VITOR
2. RAFAEL
3. SAMUEL
4. JUNIOR
5. RADRAK
6. TALISON
7. RIKELMI
 branca e amarela
1. ADALTO
2. RICARDO
3. FABIO
4. WALOSON
 Laranja
1. RALID

• Apresentação de maculelê;
• Yuna (solo);
• Regional;

CAMISETAS



1. JOAO VITOR
2. RAFAEL
3. SAMUEL
4. JUNIOR
5. RADRAK
6. TALISON
7. RIKELMI
8. ADALTO
9. RICARDO
10. FABIO
11. WALOSON
12. RALID
13. JOSUE
14. IGOR
15. BEIÇOLA
16. JOAO GRILO
17. JEAN
18. JEFERSON
19. CARREIRINHA
20. ISMAEL
21. MATEUS
22. YURI
23. GABRIEL
24. IAN
25. JOSÉ OLIVEIRA
26. TAINO
27. SAULO
28. JOSÉ FRANCISCO

29. CANCÃO
30. POPÓ
31. ERIVAN
32. NILSON
33. FONSECA
34. BABITA
35. ...............................
36. ................................
37. ................................
38. ................................

8 de outubro de 2010

Giovanni canta hoje no Teatro: É o Acústico em Som Maior com o "Show Coisas do Coraçã"




Com uma proposta solo e acústica Giovanni pretende na noite de hoje resgatar clássicos internacionais, regionais e populares num estilo mais Pop e Romântico, Giovanni pretende tocar e relembrar sucessos de várias gerações, tocando músicas que influenciaram sua trajetória musical até os dias atuais.
Músicas de Scórpions, Beatles, NXZero, Raul Seixas, Caro John, Elton John, Lionel Richie, Fernando Mendes, Dedonautas e composições de sua própria autoria.
O show começa as 20 horas e terá participação dos músicos Rogèrio Craveiro (violões e guitarra), Daniel (Teclados), Leandro Simões (percussão).

6 de outubro de 2010

Projeto "Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira mais uma vez aprovado em sua 4ª Edição



Estão Abertas As inscrição para IV Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Enviar
DE hoje dia 06 de Outubro ao dia 06 de Novembro de 2010
LOCAL : Biblioteca publica

o Festival Aberto de Teatro Tarauacá/Envira, agora na sua 4ª Edição.
A façanha foi readmitida graças ao trabalho e ao prestigio recebidos nas edições anteriores do FATTE, e conseqüentemente este ano não será diferente, pois iremos trabalhar em dobro e mostrar mais ainda numerosas formas de realizar um trabalho tão proveitoso para a cultura da população da regional Tarauacá/Envira.
Nesse ano esperamos a colaboração dos nossos grupos de Teatro atuantes em Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco e Jordão, sendo sede do Festival a cidade de Tarauacá. Teremos também Oficinas de Iniciação de novos atores, construção de personagens e com uma parceria do projeto teatralizando, Financiado pela PETROBRAS/FUNARTE/MINC no Edital Myrian Muniz de Fomento ao Teatro 2008 e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Acre.
O trabalho de realização já está sendo encaminhado e provavelmente acontecerão os espetáculos pelo mês de novembro de 2010 no Teatro Municipal José Potyguara.
Esse projeto foi aprovado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, patrocinado pelo Comercial Vander, Apoiado pela Rádio Nova Era FM, STR –Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tarauacá. Entre outros colaboradores.

"Coisas do Coração": Acústico em Som Maior apresenta Giovanni Acioly no Teatro José Potiguara na próxima sexta feira.



O Show “Giovanni Acioly ‘Coisas do Coração’” tem o intuito de levar ao público Tarauacaense e principalmente a juventude, músicas regionais, populares e internacionais que marcaram toda a jornada musical de Giovanni Acioly.

Desde o início de sua carreira musical com passagens nas bandas “Arco-íris”, “Extase”, “Segura Pisada”, e atualmente integrante das bandas “UMPONTOZERO”, “CARO JOHN” e “ECLIPSOM”, Giovanni Acioly possui um vasto histórico na área musical.

Desde 2004 quando iniciou os primeiros acordes já participou de importantes eventos, e tocou junto com vários músicos renomados no Acre. Na banda Tk7dois foi onde mais circulou e interagiu com a comunidade da música em Festivais como o Varadouro, Grito Rock Tarauacá, Grito Rock Rio Branco e Cruzeiro Rock Reunion. Projetos como o próprio Acústico em Som maior, além de shows e festas locais.

Agora, com uma proposta solo e resgatando clássicos internacionais, regionais e populares em versão acústica levando para o gênero mais Pop e Romântico, a pretensão é relembrar e tocar sucessos de várias gerações, com participação de vários artistas locais, e tocando músicas que influenciaram essa trajetória musical até os dias atuais.